Ministério da Saúde informou que deve liberar 4,8 milhões de doses da CoronaVac até a próxima terça-feira (23)
Novas doses da CoronaVac devem ser entregues em todo o país até a próxima terça-feira (23), como sinalizou o Ministério da Saúde ao Fórum Nacional de Governadores. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, com a chegada, o Estado poderá iniciar a vacinação de um novo grupo: os idosos acima dos 70 anos. No entanto, o Governo do Estado depende da quantidade que será enviada pela União.
A data para entrega das doses deve ser defina hoje (17), durante videoconferência do Fórum dos Governadores de todo o país. “No nosso encontro de governadores, nós saberemos quando essas novas doses serão entregues. Ainda é preciso aguardar essa definição”, pontuou durante entrevista na TV Morena, ontem (16). O Governo Federal anunciou 4,8 milhões de doses vacina da CoronaVac para todo o país.
A expectativa de chegada de novas doses da vacina mexem com o planejamento da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Resende relatou que as próximas doses serão distribuídas a idosos acima dos 70 anos, grupo que não foi contemplado na primeira remessa da vacina. “Quero aqui garantir que, em compactuação com os municípios, com as próximas remessas de vacina deverão ser imunizados idosos acima dos 70 anos e, caso o quantitativo seja suficiente, idosos acima dos 60 anos, para que possa preservar a vida de idosos, que possuem um alto grau de letalidade quando acometidos pela COVID-19”, destacou.
“Mais de 60% a população-alvo já foi vacinada, nós esperamos a conclusão da aplicação da segunda dose, e, caso haja um grande número de doses remanescentes, nós focaremos nossos esforços para vacinar indígenas desaldeados, que existem muitos aqui em Campo Grande, ou idosos de faixas etárias mais baixas”, concluiu.
(Confira mais na página A4 da versão digital do jornal O Estado)