O Cosems-MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) solicitou ao Ministério da Saúde, novas doses da vacina Janssen, suficientes para concluir o processo de vacinação em todo o Estado.
Nos últimos dias, o Estado tem registrado uma piora agressiva nos novos casos de infecções e aumento na fila de espera por leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A situação fez com que pacientes tivessem de ser transferidos para outros estados para receber atendimento.
O secretário municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho, se reuniu durante a manhã com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga e solicitou o envio de 351 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para concluir de forma imediata a vacinação com a primeira dose de toda a população campo-grandense. O encontro ocorreu na sede do Ministério da Saúde, em Brasília (DF).
Segundo o secretário, embora haja uma mobilização por parte do Conselho Estadual de Secretários de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems) para que o Estado receba doses suficientes para atender a população, a intenção é reforçar o pedido diante da necessidade da Capital, que acaba sendo referência para pacientes do interior e até mesmo de outros estados e países.
Entenda
O governo federal tem a expectativa de receber 3 milhões de doses da Janssen nos próximos dias e precisa aplicá-las com rapidez, em razão da validade com data final para o dia 27 de junho.
O imunizante da Janssen só necessita de uma dose para dar proteção contra a covid-19, ao contrários dos demais em uso no Brasil, que necessitam de duas.
Com isso, o Cosems-MS solicitou as doses para sanar o caos. “Solicitamos especial atenção de Vossa Excelência [ministro da Saúde, Marcelo Queiroga] em disponibilizar para o estado de Mato Grosso do Sul imunizantes deste primeiro lote de 3 milhões de vacinas da Janssen para que possamos imunizar todos os habitantes de nosso estado.”
O Cosems-MS não indicou quantas doses seriam necessárias para terminar de imunizar toda a população do estado.