Do final de janeiro até final de abril, cerca de 20 mil e 300 jovens sul-mato-grossenses, menores de 18 anos, fizeram suas inscrições para votar nas eleições deste ano. Além disso, aproximadamente 15 mil títulos eleitorais foram emitidos pela primeira vez, mas por pessoas maiores de 18 anos. No total, 35 mil novos títulos eleitorais foram alistados.
Segundo Fernando Chemin Cury, Juiz auxiliar da presidência do TRE (Tribunal Regional do Estado), o prazo é fatal e não existe a possibilidade de prorrogar a data para emissão do título de eleito. “Não haverá prorrogação, visto que a data faz parte do calendário eleitoral. O pedido pode ser feito presencialmente até 19h ou através do Titulo Net, virtualmente, até às 23h no horário de Mato Grosso do Sul e 00h em Brasília.”
“Encerrado o cadastro hoje, o TRE tem até o final de maio para analisar todas as documentações, verificar quais estão corretas e se possuem irregularidades. Se eventualmente estiver faltando algo, a justiça eleitoral vai entrar em contato com esse cidadão e, até o início de junho, os documentos devem estarem regularizados. Diante disso, até 10 de junho o TRE divulga a relação do eleitorado para as eleições de 2022.” Concluiu.
“A procura por emissão de novos títulos neste ano foi significativa, mas não tão diferente dos anos anteriores. Acredito que seja resultado da conscientização sobre a importância da participação dos jovens no processo eleitoral e que, só assim, conseguimos melhorar o país”, pontuou.
Com informações da repórter Vivian Bacarji