As inscrições para o processo seletivo do Prouni (Programa Universidade para Todos) referente ao primeiro semestre de 2021 serão efetuadas a partir do dia 12 de janeiro e segue até as 23 horas e 59 minutos do dia 15 do mesmo mês, seguindo o horário de Brasília, por meio da página do programa. Como os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 só serão divulgados no fim de março, por conta disso as notas usadas no processo seletivo do Prouni serão as da edição de 2019.
Os interessados em participar do processo seletivo precisam ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, ou ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista.
Pode participar também quem tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada ainda na condição de bolsista.
Também podem concorrer a uma vaga pessoa com deficiência; e professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.
Com exceção dos professores, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.
Os participantes precisam se encaixar em dois tipos de renda. Para bolsa integral a renda familiar mensal per capita é de até 1,5 salário mínimo e para bolsa parcial de 50% a renda familiar mensal per capita é de 1,5 a 3 salários mínimos.
Após a inscrição, o resultado será exibido no dia 19 de janeiro de 2021. A segunda lista de convocados sairá no dia 1º de fevereiro de 2021. Aqueles que tiverem interesse em participar da lista de espera devem ficar atentos as datas de 18 e 19 de fevereiro de 2021. O resultado da lista de espera sai no dia 22 do mesmo mês.
Dayane Medina