Governo do Estado, por meio da (SES) Secretaria de Estado de Saúde, anunciou nesta terça-feira (15), o fim da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2021, que havia sido prorrogada até esta segunda quinzena de 2022, devido ao aumento de casos de gripe no Estado.
De acordo com o Ministério da Saúde é recomendado que haja um intervalo mínimo de 30 dias entre os imunizantes, dessa forma, municípios que ainda possuem imunizantes poderão utilizar até o final desta semana.
Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a campanha teve um resultado satisfatório, visto que a cobertura vacinal chegou a 78,9%. “No ranking que o Ministério da Saúde classifica os estados, Mato Grosso do Sul aparece em verde, pois atingiu a meta considerável acima de 75% de cobertura vacinal contra a Influenza. No entanto, em razão do sistema do Ministério da Saúde ainda permanecer instável em razão do ataque hacker e devido à alta procura que tivemos pelo imunizante entre o final de dezembro de 2021 até 30 de janeiro deste ano, creio que já ultrapassamos o índice de 80% e chegamos muito próximo da meta de 90% como preconizado pelo Ministério da Saúde. Para nós, a campanha teve uma boa adesão da população”, explicou Resende.
Coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende explica que as quase 30 mil doses restantes do estoque na central da rede frio da SES foram todas distribuídas para todos os municípios do estado, em novembro de 2021.
“É importante ressaltar que devido ao aumento de casos de gripe que tivemos em nosso Estado, todas as doses foram enviadas aos municípios não ficando nenhuma dose em estoque na CEVE da Secretaria de Estado de Saúde. Devido à alta procura, precisamos fazer o remanejamento de doses entre os próprios municípios para que pudessem atender a demanda. Com o encerramento da campanha, aqueles municípios que por um acaso ainda tiverem imunizantes poderão aplicar as doses até o final desta sexta-feira”, destacou.
Por meio do Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul recebeu aproximadamente 90 mil doses a mais do que o previsto inicialmente, de 1.081.975. Conforme a SES, foram aplicadas 1.144.651 doses em pessoas a partir de 6 meses de idade.
“No entanto, esse número pode ser ainda maior de vacinados, devido à alta procura e o delay na atualização nos sistemas do Ministério da Saúde que ainda permanecem instáveis e que as equipes municipais relataram dificuldades na inserção dos dados que ocorreram até o dia 30 de janeiro”, ressalta Ana Paula Rezende.
De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que os novos imunizantes contra a gripe sejam enviados aos estados a partir da segunda quinzena de março até o início de abril de 2022.
O novo imunizante contra a Influenza é produzido pelo Instituto Butantan e será enviado ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), que irá redistribuir para a rede SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Brasil.
(Com assessoria)