Para coibir festas clandestinas durante o ponto facultativo de carnaval, a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) vai reforçar o policiamento no Estado, principalmente nas cidades que recebem muitos turistas nesta época do ano. Mato Grosso do Sul decretou ponto facultativo de segunda-feira (15) até o meio-dia da quarta-feira (17), mas, por meio de decreto, proibiu atividades que gerem aglomerações, em espaços públicos ou privados de uso coletivo.
As cidades que terão reforços são Bonito, Rio Verde, Corumbá, Três Lagoas e Chapadão do Sul. Diferente dos anos anteriores, o foco da Operação Carnaval 2021, que começa amanhã (12) e segue até a quarta-feira (17), é impedir aglomerações por conta da COVID-19. “Vamos trabalhar de forma preventiva no sentido de evitar que aconteçam as festas clandestinas.
Nos anos anteriores, atuamos dando segurança aos foliões, diferente desse ano que vamos trabalhar para evitar isso”, explicou o chefe da comunicação social da PMMS, tenente-coronel Cleder Pereira da Silva.
Para a secretária da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Ferreira Salvadori, o reforço no policiamento é importante para manter a ordem, já que o ponto facultativo deve levar muitos turistas para a cidade. “Já temos uma boa parte de reservas confirmadas tanto pelas nossas agências quanto pelos hotéis e a informação que tivemos hoje é que começaram a chegar bastante cotações para o período do carnaval”, informou.
Segundo ela, apesar da preocupação com a chegada dos turistas, ela afirma que a cidade está “preparada”. “Já tivemos uma reunião essa semana, aqui na prefeitura, com os órgãos de segurança e setor de fiscalização da prefeitura e já adotamos um cronograma de atuação para esse período de feriado. Estamos preparados e organizados para receber esses turistas e passar por esse feriado da melhor maneira possível”, ressaltou Salvadori.
Operação Carnaval 2021
Segundo o tenente-coronel Cleder Pereira da Silva, chefe da comunicação social da PMMS, serão 2 mil policiais militares nas ruas divididos em escalas. O aumento do número de policiais militares conta com o apoio do efetivo administrativo e das CPE (Unidades de Policiamento Especializado).
Além disso, o Batalhão de Operações do Choque, Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Esquadrão Independente de Polícia Militar Montada – Cavalaria e o BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito). Eles vão atuar em blitze, batidas policiais e fiscalizações em estabelecimentos comerciais.
A PMR (Polícia Militar Rodoviária) também estará na operação para fiscalizar as rodovias e coibir motoristas em alta velocidade, embriagados, ultrapassagens proibidas e monitorar o uso correto do cinto de segurança. Já a PMA (Polícia Militar Ambiental) vai atuar na preservação do meio ambiente nos locais de turismo rural e pesca.
Corumbá suspende ponto facultativo
Assim como Campo Grande, a Prefeitura de Corumbá suspendeu o ponto facultativo de Carnaval. O prefeito do município, Marcelo Iunes, seguiu a orientação da Secretaria Municipal de Saúde e tomou a decisão, que foi divulgada ontem (10). Ele afirmou que a festividade é importante para a economia de Corumbá, mas que “neste momento de pandemia, não há como pensar em carnaval”, afirmou.
Dessa forma, a semana de trabalho nas repartições públicas municipais será normal durante a semana do dia 15 de fevereiro.
Texto: Mariana Ostemberg