A equipe de reportagem do O Estado Online foi recebida, hoje (24), no prédio da CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança), aonde são atendidas as ocorrências da população e despachadas para equipes da PM (Polícia Militar), PC (Polícia Civil) e do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul).
No prédio, a integração entre os órgãos de segurança é a palavra chave. Segundo o Coronel da PM, Pereira, o atendimento ficou mais rápido nos últimos anos. “Atualmente em Campo Grande, temos em média de 50 a 60 viaturas espalhadas. Fizemos um planejamento onde conseguimos acionar uma viatura para cada 20 mil habitantes.”
De acordo com o coronel, a pronta resposta teve uma evolução muito grande. “A Polícia Militar, em média, recebe por dia cerca de 1.500 atendimentos pelo telefone 190, enquanto a média de atendimentos por dia, do Corpo de Bombeiros, é de 700 a 800 ocorrências.”
Os dois setores vem diminuindo o “tempo-resposta” a partir de investimentos em recursos materiais, tecnológicos e humanos. “Temos condições de dar pronta resposta para toda a população. Conseguimos chegar em uma ocorrência no tempo médio de 5 minutos.”
“Todas as viaturas são acompanhadas via satélite, isso melhora o nosso controle e a nossa fiscalização. A tecnologia no Ciops faz com que as autoridades consigam realizar o pronto atendimento e salvar vidas”, finaliza o Coronel.
O prédio da Ciops conta com um gabinete de gersão de crise do CICC (Centro Integrado de Comando de Controle), projetado especialmente para que fortaleça a integração dos órgãos de Segurança Pública com mecanismos de controle e gerenciamento de casos especiais. O mesmo mecanismo foi adotado em Ponta Porã, a aproximadamente 329 quilômetros de Campo Grande.
Com informações do repórter Itamar Buzzatta