Um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, com cerca de 600 militares da Força de Fuzileiros da Esquadra, chegou ao porto de Suape, no Litoral Sul do estado, na manhã de domingo (10). A ação tem como objetivo atuar na Operação Amazônia Azul “Mar Limpo é Vida”, reforçando as ações da Marinha do Brasil na região.
Após o desembarque, os militares iniciaram a montagem de uma base na região. O trabalho de remoção do óleo terá ênfase na limpeza e monitoramento dos manguezais e estuários, além do lado externo dos arrecifes.
Esta ação contou ainda com o emprego de mergulhadores. Em relação aos meios de Fuzileiros Navais foram desembarcados cerca de 30 caminhões, 25 viaturas leves, um trator, seis equipamentos de engenharia e 18 embarcações menores.
O desembarque de meios e pessoal dessa Unidade Anfíbia (UAnf) se deu a partir do Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia e do Porta Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico, que partiram do Rio de Janeiro no último dia 4 de novembro. (João Fernandes com Diário de Pernambuco)