Permanecem suspensos novos agendamentos para castração de felinos no CZZ (Centro de Controle de Zoonoses) conforme o Decreto nº 14.195, publicado no dia 18 de março, que declara situação de emergência no município e define medidas de prevenção e enfrentamento contra o novo coronavírus. Os procedimentos que já estavam agendados antes do decreto começaram a retornar aos poucos, e já estão sendo feitas, em média, 15 cirurgias por dia, mas a agenda para novas marcações continua fechada.
De acordo com o CCZ, o sistema para agendamento on-line do procedimento é aberto à população todo dia 20 de cada mês, mas desde o mês de março está suspenso e só deverá retornar quando a situação de emergência já tiver sido suspensa. A coordenadora do CCZ, Juliana Resende, avalia a medida como necessária. “O órgão recebe um fluxo grande de pessoas, o que provoca aglomerações e contatos com pessoas que podem estar infectadas pelo vírus”, comentou.
Para tirar dúvidas da população, o órgão criou um canal sobre mitos e verdades na relação dos animais com a COVID-19. Os interessados podem receber orientações de um médico-veterinário sobre os cuidados necessários com a saúde do animal em tempos de pandemia. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 11h e de 13h às 17h por meio do telefone: (67) 2020-1794. Aos fins de semana e feriados o contato pode ser feito por meio do número: (67) 2020-1792.
(Confira mais na página A5 da versão digital do Jornal impresso O Estado)