Criada em 2017 por um coletivo de mulheres, a campanha “Não é Não” contra assédio no carnaval, vai chegar, este ano, a 15 estados brasileiros. Os cinco estados que foram acrescentados na campanha foi Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba e Espírito Santo.
O coletivo distribui tatuagens temporárias com os dizeres “Não é Não”, faz palestras e rodas de conversa para conscientização sobre o tema.
Em 2017, foram distribuídas quatro mil tatuagens; no ano passado, esse número evoluiu para 186 mil. Para o carnaval de 2020, a meta é produzir 200 mil tatuagens. Aisha Jacob, uma das criadoras da campanha, reconheceu que tudo vai depender da verba que for obtida por meio do financiamento coletivo, pelo site do coletivo. “É preciso que haja mais contribuições de pessoas físicas mesmo”.
No manifesto contra o assédio nos espaços públicos o coletivo de mulheres, salienta: “O corpo é uma festa mas não é público! O corpo é nosso e não está disponível a quem queira. Não aceitamos nenhuma forma de assédio: seja visual, verbal ou física. Assédio não é elogio. Assédio é constrangimento. É violência! Defendemos nosso direito de ir e vir, de nos divertir, de trabalhar, de se relacionar. De ser autêntica. Que todas as mulheres possam ser tudo aquilo que quiserem ser”.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da Agência Brasil)