As cidades Puerto Quijarro e Puerto Suárez fecharam a fronteira com o Brasil, na sexta-feira (4), e estão previstas para abrir hoje (7) para a circulação de carros e caminhões. As fronteiras são aproximadamente 134 quilômetros de Corumbá.
Segundo o jornal Diário Corumbaense, em entrevista com o presidente do Comitê Cívico de Arroyo Concepcion Fronteira, Antônio Chavez Mercado afirmou que o protesto é contra o abuso de autoridades judiciárias, nas ações policiais, juízes e fiscais. E os manifestantes relatam perseguições judiciais que líderes opositores ao Governo Luis Arce estão sofrendo.
Vários caminhões foram colocados cruzando a via pública, impedindo a passagem de veículos entre os dois países. Os manifestantes estão concentrados acima do Posto Fronterizo, do lado boliviano, porém, a ponte que delimita o território entre Corumbá e a Bolívia, também está fechada por carros.
O presidente Antônio Chavez contou que uma reunião no sábado (5), iria decidir os próximos passos. Até o momento, não tem nenhuma resposta sobre a reunião e as últimas notícias são de que hoje (7), abriram a fronteira para os caminhoneiros.