O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou hoje quarta-feira (08), que o auxílio de R$ 600 pago aos aos autônomos, aprovado pelo governo federal por conta da pandemia do coronavírus, deve estar na conta de quem solicitar em até cinco dias úteis.
“Em cinco dias úteis esperamos ter o pagamento integral”, afirmou Guimarães, o que na prática cai na próxima terça-feira, dia 14. “Isso será feito de uma maneira importante, por contas que estamos abrindo. 40% desses 22 milhões de brasileiros não têm conta”, afirmou o presidente da Caixa, citando o número de pessoas que já se cadastraram para receberem o benefício.
“O prazo de cinco dias úteis começa a contar a partir do cadastramento. Como 22 milhões de pessoas já acessaram o sistema da Caixa desde ontem para pedir o benefício, a expectativa é que todas essas recebam a primeira parcela até o início da semana que vem. “Tivemos ontem um acesso recorde, nunca tivemos um acesso dessa magnitude no Brasil. Provavelmente, mais de 80% do público elegível já terá feito seu cadastro entre ontem e amanhã, nesses três dias”, previu Guimarães.
O calendário de pagamentos foi reforçado pelo presidente da Caixa, que já havia anunciado as datas ontem. Após a primeira parcela cair até o dia 14, a segunda virá entre os dias 27 e 30 de abril, e a terceira está prevista para ser paga entre os dias 26 e 29 de maio, totalizando três parcelas num período de um mês e meio.
(Texto: Karine Alencar com o Uol)