Brasil registra 1891 casos e 34 mortes por covid-19

O Brasil registrou um aumento impactante referente ao total de infectados pelo coronavírus. O País já está com 1891 vítimas de contágio pela doença segundo balanço diário divulgado pelo Ministério da Saúde na noite desta segunda-feira, 23. O número de mortes subiu de 25 para 34, um aumento de 36% em apenas um dia.

Todos os estados brasileiros têm pelo menos um caso da doença. São Paulo tem 745 casos e já registrou 30 mortes pela Covid-19. Entre estes casos está o de um jovem, do sexo masculino, de 33 anos que tinha doença pré-existente. Outra vítima tinha 49 anos. As demais mortes são de pessoas acima dos 60 anos.

O Rio de Janeiro tem quatro mortes e 233 casos. Ao lado dos dois estados do Sudeste, o Ceará é um dos que mais tem infectados com 163. Os números de outros estados que também chamam a atenção são: Distrito Federal (133), Minas Gerais (128), Rio Grande do Sul (86), Santa Catarina (68), Bahia (63), Paraná (56), Pernambuco (42) e Amazonas (32).

Apesar de ter diferentes níveis nos estados, o Ministério da Saúde reconheceu que há a transmissão comunitária do coronavírus em todo país. Quando chega a esta categoria, é impossível saber de onde veio a infecção.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou na última sexta-feira, 20, que até o final de abril o sistema de saúde brasileiro vai entrar em colapso pela epidemia do coronavírus. Mandetta chegou a recomendar o adiamento das eleições municipais por conta da covid-19.

“Claramente, em final de abril nosso sistema de saúde entra em colapso. Colapso é quando você tem dinheiro, mas não tem onde entrar (nos hospitais)”, afirmou, Mandetta, ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Eles participam de videoconferência com empresários sobre medidas de enfrentamento ao coronavírus.

(Texto: Karine Alencar com a Exame)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *