O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta sexta-feira (16) André de Sousa Costa como chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social). Essa é a 4ª troca no comando da secretaria desde o início do governo.
A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Assinam o documento o presidente e o ministro das Comunicações, Fábio Faria.
André de Sousa ocupava o cargo de assessor chefe-adjunto na assessoria especial da Presidência. Antes, ele também já coordenou a comunicação da Secretaria Geral da Presidência, quando o titular da pasta era Jorge Oliveira, hoje ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).
André de Sousa assumirá a função no lugar do almirante Flávio Rocha, que estava no cargo havia 1 mês, desde que o empresário Fabio Wajngarten deixou o posto.
Rocha acumulava a chefia da Secom junto ao comando da SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência). Preferiu permanecer como secretário de Assuntos Estratégicos, função que ocupa desde fevereiro de 2020.
André de Sousa será o 4º nome a comandar a área. O 1º chefe da Secom foi o publicitário Floriano Amorim, substituído por Wajngarten em abril de 2019. Flávio Rocha foi o 3º.
A Secom é vinculada ao Ministério das Comunicações, de Fábio Faria. O órgão administra a verba de publicidade, orienta as campanhas publicitárias do Executivo e faz a interlocução do Palácio do Planalto com empresas de comunicação.