Era para ser apenas uma partida de futebol pela nona rodada do Campeonato Mexicano, no estádio La Corregidora de Querétaro, neste sábado (5). O time da casa perdia para o Atlas, quando, aos 18 minutos do segundo tempo, teve início uma briga generalizada nas arquibancadas entre as torcidas. A violência não parou e o campo foi invadido, interrompendo a partida.
Apesar de informações terem sido divulgadas pouco tempo depois do ocorrido atestando inúmeras mortes, o governador do estado de Querétaro, Mauricio Kuri, deu números oficiais à tragédia em uma coletiva de imprensa neste domingo (6). Segundo ele, 26 pessoas se encontram hospitalizadas – 24 homens e duas mulheres –, três delas em estado grave.
Imagens terríveis de agressão e violência continuam a aparecer nas redes sociais. Entre elas, é comum ver pessoas desacordadas sendo espancadas. Os agressores ainda deixaram as vítimas nuas.
Por conta da barbárie, o presidente da Liga Mexicana de Futebol (LMX), Mikel Arriola, suspendeu todos os jogos da rodada e não descarta uma severa punição aos clubes (Queretáro e Atlas), como a desfiliação dos mesmos. Entretanto, o dirigente explica que o caso será avaliado por uma comissão disciplinar antes de qualquer sanção.
(Com informações da Agência Brasil)