A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que a bandeira tarifária de fevereiro será amarela, a mesma praticada em janeiro deste ano. Com isso, o custo médio por cada 100 kWh será de R$ 1,343. A decisão, de acordo com a agência, foi tomada levando em conta que o mês se destaca pela combinação de reservatórios baixos e com perspectiva de chuvas abaixo da média, o que tende a reduzir a produção de energia.
Em contrapartida, a Energisa MS relembra que é preciso ter alguns cuidados a fim de, evitar “surpresas” com a chegada das faturas. Segundo a Aneel, a combinação de reservatórios baixos com a perspectiva de chuvas abaixo da média histórica sinaliza patamar desfavorável de produção de energia pelas hidrelétricas, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). A conciliação da geração esperada das hidrelétricas com o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) levou à caracterização do patamar amarelo para o acionamento das bandeiras. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.
Mesmo com a manutenção do acionamento da bandeira amarela, a Energisa MS orienta sobre a importância de reforçar ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia neste período. A concessionária alerta que o consumidor precisa redobrar a atenção para o uso adequado da energia elétrica, especialmente porque as temperaturas seguem elevadas e os equipamentos como refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado naturalmente já consomem mais energia neste período. É preciso rever os hábitos individuais e coletivos no dia a dia, que são fundamentais para garantir um consumo mais adequado às condições de cada família.