Audiências Públicas para apresentar resultados do EIA (Estudo de Impacto Ambiental) da Nova Ferroeste, será aberta amanhã (16) em Dourados, às 19h. O município fica a 90 km de Maracaju, ponto de partida da estrada de ferro que irá percorrer oito cidades do Mato Grosso do Sul e 41 do Paraná, até chegar ao Porto de Paranaguá, no Litoral.
Para a primeira semana estão programados três encontros: Dourados (16), Guaíra (18) e Cascavel (19). Em seguida, acontecem as audiências de Paranaguá (23), São José dos Pinhais (24), Guarapuava (26) e Irati (27).
“É de fundamental importância a sociedade contribuir com o processo de licenciamento desse projeto de infraestrutura que vai influenciar a vida de milhões de brasileiros nas próximas décadas”, destaca o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes.
Importância logística
De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, o projeto da Nova Ferroeste é estratégico sob o ponto de vista da logística e também da competitividade. “No futuro, com a viabilização da ferrovia, o nosso Estado vai diminuir a exportação de commodities e ampliar a exportação”, explicou.
O secretário da Semagro, Jaime Verruck, explicou que Mato Grosso do Sul exporta praticamente 40% de toda produção pelo Porto de Paranaguá. “E essa nova Ferroeste traz essa essa linha e o objetivo de tudo isso é dar competitividade ao projeto deve ser finalizado agora. A intenção é de que ainda no segundo semestre a gente possa colocar para leilão na B3 para que busque os investidores interessados e será um investimento privado”, concluiu.
Com informações do Governo do MS