“Vamos entregar as obras em março”. Confirmando a promessa do governo feita no ano passado, o secretário Eduardo Riedel, titular da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), afirmou nesta quarta-feira (16) que o Aquário do Pantanal já está em processo de finalização e que a abertura ao público será “independente” da participação – ou não – do Grupo Cataratas, única empresa interessada em administrar o empreendimento.
A fala de Riedel veio após entrevista para TV Guanandi, quando disse que o aquário irá funcionar após sua inauguração, que inclusive já tem data: fim de março. Aprovada na licitação de 2014, a possível administradora ainda avalia se irá de fato assumir a função concedida.
“As visitações vão começar ainda neste semestre. Meu trabalho é focado na entrega de resultados”, destacou o secretário.
Se houver demora nas intermediações, o governo confirmou que irá assumir a responsabilidade num primeiro momento por meio da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), pasta gerenciada por Jaime Verruck.
Durante a entrevista, o titular da Seinfra disse ainda que um projeto piloto já está em estudo no local, para que a abertura do Aquário do Pantanal já conte com uma visitação guiada e gratuita para estudantes – o “plano B” do Governo de Mato Grosso do Sul.
Caso o Grupo Cataratas assuma essa gestão, os ingressos ao público seriam pagos, ao custo de (na época, em 2014) entre R$ 30 e R$ 15, respectivamente inteira e meia-entrada. O contrato estipulado em edital para a empresa é de 25 anos com possibilidade de uma década prorrogável.