A alta nos preços dos combustíveis vai atingir também os passageiros dos carros de aplicativos. O Uber e o 99, dois principais aplicativos de transporte de passageiros do país, anunciaram na noite desta sexta-feira (10) reajuste no valor das corridas.
De acordo com a Folha, os reajustes tem o objetivo de compensar o aumento do preço dos combustíveis. A alta impactou os serviços de transporte por aplicativo, uma vez que é crescente o número de motoristas que cancela viagens cujo deslocamento não compensa, ou chega a desistir do trabalho.
As viagens pelo UberX, categoria mais popular do aplicativo, terá reajuste de até 35% na região metropolitana de São Paulo. Já na 99, o aumento vai de 10% a 25%. O reajuste vale para mais de 20 regiões metropolitanas, incluindo São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.
No caso da Uber, a empresa afirma que não haverá mudança na tarifa para o usuário, apenas no repasse para o motorista.
Por meio da sua assessoria de imprensa, a Uber afirmou que “entende a insatisfação causada pelos impactos [do aumento do preço dos combustíveis] em todo o setor produtivo e, por isso, tem intensificado esforços para ajudar os motoristas parceiros a reduzirem seus gastos”.
Para os motoristas, a empresa também lançou programas de desconto para abastecer o carro e ganhos adicionais para viagens curtas. (com informações da Folha de São Paulo)