Maio Amarelo alerta para número de animais vítimas de acidente no trânsito

animais silvestre
Foto: Divulgação/Portal MS

O mês de maio é nacionalmente conhecido pela campanha Maio Amarelo que visa chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Apesar de pouco divulgado, os animais representam grande parte das vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, por isso o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) divulgou orientações para reduzir as mortes envolvendo animais.

Dados da Ceda (Coordenadoria de Defesa dos Animais de Minas Gerais), apontam que todos os anos 475 milhões de animais silvestres morrem por atropelamento nas rodovias do país, o que corresponde a 1,3 milhão de óbitos por dia e 17 por segundo.

Animais domésticos também são vítimas frequentes da imprudência no trânsito, conforme com o CCZ, em 2021 a instituição recebeu 90 cães e 47 gatos vítimas de atropelamento, na maioria dos casos o acidente foi fatal.

Entre as principais causas de mortes está o transporte inadequado em veículos, um animal solto dentro de uma cabine pode se transformar em um projétil em caso de colisão, além disso o animal dificulta a condução segura.

Vale ressaltar que o artigo 253 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê infração média para quem “dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas”.

Integrando as ações do Maio Amarelo o CCZ divulgou orientações para a população prevenir acidentes.

Entre as recomendações está a de não deixar animais soltos em veículos ou na rua, conduzir veículo com atenção e respeitar limites de velocidade.

Com informações do CCZ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *