A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), iniciou uma ação sanitária em presídios de Mato Grosso do Sul a fim de combater o contágio do novo coronavírus entre os internos e servidores.
Diversas medidas foram criadas, como sanitização externa e interna das unidades penais, higienização diária de salas e locais com maior fluxo de pessoas, até mesmo desinfecção de veículos, materiais e portarias. As ações sanitárias atendem às recomendações gerais e de procedimentos para o enfrentamento da pandemia nas prisões do Estado.
Em Três Lagoas, por exemplo, o presídio masculino de regime fechado realiza a limpeza na portaria e na via de acesso principal à unidade com solução desinfetante como forma de combater a proliferação do COVID-19, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde.
No Estabelecimento Penal de Amambai, diariamente as calçadas estão sendo pulverizadas com a solução contendo água e hipoclorito de sódio; foi colocado um tapete grosso na entrada da unidade umedecido com a solução sanitizante três vezes ao dia; os setores administrativos também são higienizados diariamente.
Além disso, as celas estão sendo lavadas duas vezes por semana, álcool 70% foi disponibilizado em locais estratégicos da unidade penal e os servidores também receberam máscaras, permanecendo apenas um por setor.
Já no Estabelecimento Penal de Corumbá, os pertences entregues pelos familiares dos detentos passam por estufa para serem higienizados. E na Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti (PDIB), todos os veículos são dedetizados antes de adentrarem a unidade penal; além disso, três celas foram desinfetadas, onde estão sendo isolados os presos que dão entrada na unidade e apenas são liberados para o convívio após passar por avaliação médica.
(Texto: Karine Alencar)