Aldeia indígena de MS tem primeiro caso de covid confirmado

O primeiro caso de coronavírus (covid-19) em uma aldeia indígena de Mato Grosso do Sul foi confirmado nesta quarta-feira (13), de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A paciente de 35 anos, é da aldeia Bororó/Jaguapiru, em Dourados, e está em isolamento domiciliar.

A paciente trabalha em um frigorífico do grupo JBS. Logo após ser comunicada do resultado do exame, a SES entrou em contato com a diretoria da empresa, que acionou, de imediato, o plano de contingência interno da empresa.

Com a confirmação do caso, a empresa acionou todas as medidas previstas em seu protocolo e a colaboradora segue afastada desde o início dos sintomas, além de ter recebido atendimento e apoio integral a ela e seus familiares até o seu pronto restabelecimento.

A empresa também afastou os colaboradores que residem nas aldeias da região e está monitorando esses e as demais pessoas que possam ter tido contato com a colaboradora na unidade.

A partir deste primeiro caso registrado, o plano de ação da saúde indígena de MS passa para a segunda etapa, na qual, será feita ampla testagem na população indígena.

A SES, a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e a JBS estão fazendo o levantamento com as informações de todas as pessoas que tiveram contato com o caso confirmado. Essa rede de contato está sendo avaliada para rastreio e intervenção, tanto da aldeia, como fora dela e fará exames para o covid-19.

A JBS está atuando em conjunto com a Vigilância Sanitária, com a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados e com a Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul em ações de identificação e controle da covid-19.

A Companhia esclarece ainda que adota todas as ações de proteção para garantir a máxima segurança dos seus colaboradores em cumprimento às medidas recomendados pelos órgãos de saúde do Brasil e do mundo e de acordo com a orientação de especialistas do Hospital Albert Einstein e de médicos especializados contratados pela empresa.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *