A abertura do mês direcionado a conscientização para doação de sangue em todo Brasil, teve saldo positivo no Mato Grosso do Sul. Balanço dos dias 1° à 6 de junho, aponta que mesmo com chuva e temperaturas amenas registradas na Capital, o Hemocentro Coordenador recebeu 748 doações na primeira semana da campanha Junho Vermelho.
A participação frequente de doadores voluntários, grupos da sociedade civil organizada e a parceria com empresas que incentivam seus colaboradores a doarem é fundamental para manutenção do estoque estratégico
Uma nova semana se inicia nesta segunda-feira (8) e o Hemosul espera manter o mesmo ritmo de doações, sejam elas espontâneas ou agendadas. Para atender a demanda de hospitais do Estado, a instituição precisa manter o estoque de sangue abastecido com todas as tipagens sanguíneas, em especial os tipos O- e O+ que são os mais utilizados.
Com mais de 200 voluntários, que se vestem de super-heróis e personagens da televisão para visitar hospitais e casas de repouso, o lema do grupo é levar “amor, carinho e atenção” a esses ambientes. Porém, devido a pandemia do novo coronavírus, a ONG está desde o começo do ano, com as visitas presenciais suspensas, mas tem buscado maneiras de manter o trabalho social com arrecadação de alimentos e a produção de programas semanais disponibilizados no canal oficial do Youtube.
(Texto: João Fernandes com assessoria)