PF deflagra operação contra fraude bancária com dispositivos clandestinos instalados em caixas eletrônicos de Campo Grande

Foto: divulgação/PF
Foto: divulgação/PF

A PF (Polícia Federal) desencadeou, na manhã desta quinta-feira (8), a Operação Central Fake, com foco no combate a fraudes bancárias praticadas em terminais de autoatendimento em Campo Grande. A ação cumpre um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão, ambos expedidos no âmbito de uma investigação que apura a instalação de dispositivos clandestinos em caixas eletrônicos para obtenção indevida de dados bancários.

As apurações tiveram início após a detecção de equipamentos ilícitos acoplados aos leitores de cartões de terminais da Caixa Econômica Federal no centro da capital. Os dispositivos provocavam o travamento dos cartões das vítimas, impedindo a devolução automática do plástico. Ao mesmo tempo, adesivos com um número telefônico falso eram fixados nos equipamentos, simulando uma suposta “Central de Atendimento” da instituição financeira.

A tática tinha como objetivo induzir o usuário a ligar para o número fraudulento e, assim, fornecer dados pessoais e senhas bancárias a criminosos. A prática possibilitava o acesso indevido às contas das vítimas e a realização de transações ilegais.

Com o avanço das diligências, a PF busca aprofundar a investigação, identificar todos os envolvidos e reunir elementos de prova que sustentem a responsabilização penal dos autores. A operação segue em andamento, e detalhes sobre a identidade dos investigados ou eventual apreensão de materiais não foram divulgados até o momento.

 

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Corpo encontrado em carro carbonizado foi morto com tres facadas e autores são presos, em Rio Brilhante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *