Em menos de 24 horas, duas ocorrências foram registradas em diferentes delegacias da Capital envolvendo fraudes eletrônicas
Em menos de um dia, duas idosas procuraram delegacias em Campo Grande para denunciar golpes virtuais envolvendo a promessa de liberação de valores de ações judiciais. Os casos foram registrados na Depac Cepol e na Depac Centro.
No primeiro episódio, a vítima, de 63 anos, contou que recebeu ligação de uma mulher que se apresentou como advogada responsável por seu processo contra o INSS. A golpista afirmou que a ação havia sido ganha e que havia um valor a ser liberado, mas que seria necessário o pagamento de uma taxa junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Convencida, a vítima fez um PIX de R$ 307,00 para uma chave aleatória em nome de uma instituição financeira. Depois do envio, desconfiou e percebeu que havia sido enganada.
Já o segundo caso envolveu uma vítima de 69 anos. Ela relatou ter recebido mensagens via WhatsApp de uma pessoa que se passou por seu advogado, informando que um depósito de mais de R$ 28 mil seria realizado em sua conta. Na sequência, um suposto promotor entrou em contato por chamada de vídeo, exibindo apenas o símbolo do STJ na tela e orientando a vítima a seguir links para liberar o dinheiro. Desconfiada, a idosa buscou contato com seu verdadeiro advogado e foi alertada de que se tratava de um golpe.
Os dois casos agora serão investigados pela Polícia Civil.
/
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram