Na madrugada deste sábado (11), duas pessoas foram encaminhadas à delegacia após serem flagradas com som em volume excessivo nos bairros Jardim Pênfigo e Parque do Lageado, em Campo Grande.
Segundo informações, a ação fez parte da Operação Poluição Sonora, deflagrada pela Polícia Militar para coibir o uso abusivo de equipamentos de som, prática que tem gerado constantes reclamações de moradores.
Durante a fiscalização, os policiais utilizaram o aparelho Sonômetro, responsável por medir o nível de ruído no ambiente. As aferições registraram 70,7 dB e 69,6 dB, valores acima do limite máximo de 55 dB permitido pelo Plano Diretor do município.
Os dois responsáveis, identificados como proprietários dos estabelecimentos onde o som era reproduzido, foram encaminhados à Depac Cepol (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário). Segundo a polícia, os locais funcionavam sem o Alvará de Localização e Funcionamento.
Eles poderão responder por crime de poluição sonora, previsto no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), além de estarem sujeitos a sanções administrativas, que incluem multas de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.