Os primeiros dias do mês de dezembro foram uma amostra do que a meteorologia prevê para o restante do mês. As condições climáticas para os próximos dias, associada ao período de primavera, indicam instabilidades como sol, chuva, raios, granizo e trovoadas. O volume de chuvas esperado para o período, supera o acumulado do ano.
A coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Franciane Rodrigues explica que a média prevista para o mês é de 225 milímetros para todas as estações meteorológicas do Estado.
“O avanço de cavados em níveis médios manterá a maior parte das instabilidades organizadas entre o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Desta forma, os próximos dias serão de chuvas generalizadas e condição para temporais nestas regiões”, pontua.
O Cemtec também destaca que dezembro será o mês da regularização das chuvas. Isso deixará o clima mais ameno em todas as regiões do Estado, permanecendo mais agradável com relação a meses anteriores.
Conforme o modelo internacional de previsão de tempo, National Centers for Environmental Prediction (NCEP/NOAA) o período com maior volume de chuvas será até 17 de dezembro, quando são previstos acumulados de até 100 milímetros, e possibilidade de chuvas fortes com raios e ventos fortes. Após essa data, haverá redução no volume de chuvas para grande parte do Estado.
A Defesa Civil Estadual orienta a população e destaca que a dica maior é não se colocar em posição de risco, seja de moto, carro, bicicleta, ou a pé, e em caso de acidentes, acionar o Corpo de Bombeiros no 193. (João Fernandes com assessoria)