Você sabe o que é uma Game Jam? Senac abre espaço na Capital para a criação de games em comunidade

Imagem Ilustrativa - Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa - Foto: Divulgação

A Global Game Jam, no Senac Hub Academy, conecta educação, tecnologia, desafio e colaboração para transformar ideias em jogos

 

Reunidos no Senac Hub Academy, estudantes, desenvolvedores, designers, artistas e entusiastas de games participam, entre os dias 29 e 31 de janeiro, da Global Game Jam 2026, uma maratona criativa que desafia os participantes a criarem um jogo do zero em poucos dias, a partir de um tema proposto. A realização é do Sistema Comércio, por meio do Senac MS, e do Sebrae MS.

Apesar de ainda despertar curiosidade fora do universo dos games, a Game Jam é um formato consolidado internacionalmente e funciona como um ambiente intensivo de aprendizado, experimentação e troca de conhecimento. Durante o evento, os participantes se organizam em equipes multidisciplinares e desenvolvem seus projetos de forma simultânea.

Colaboração no centro do processo

Segundo o docente do Senac MS, Gabriel Medeiros, a essência da Global Game Jam está na colaboração, e não na competição.

“Esta modalidade é colaborativa. Os grupos são formados e cada um desenvolve o seu jogo, mas a ajuda entre equipes acontece o tempo todo. Se alguém sabe fazer algo específico, acaba auxiliando outro grupo”, explica.

Ele destaca que o formato evita disputas ou premiações.

“Não existe prêmio para ‘melhor jogo’. A ideia é não gerar competitividade, justamente para manter um ambiente de troca. Isso torna o processo mais leve e mais rico em aprendizado.”

Primeira Global Game Jam realizada no Senac

Esta edição marca a primeira Global game Jam realizada dentro do Senac. A iniciativa, materializa a conexão entre prática profissional, economia criativa e mercado de tecnologia, favorece a inovação. “É um ambiente educacional, totalmente tecnológico, voltado para a criação de jogos, que é extremamente focado na resolução de desafios, campo fértil para a inovação, tanto criativa, quanto tecnológica”, explica Gilka Trevisan, diretora de educação profissional do Senac.

Participante assíduo de Game Jams, o desenvolvedor Lucas Barola acompanha de perto a evolução do cenário local. Para ele, a Global Game Jam foi determinante em sua trajetória.

“A Game Jam é uma das experiências mais importantes para quem quer desenvolver jogos. Ajuda a construir portfólio, adquirir conhecimento e conhecer pessoas. A Global foi a primeira que eu participei e, até hoje, é quase um ritual no começo do ano. No ano passado foi em Dourados e eu não consegui ir; Neste ano, acontece aqui no Senac.”

Autodidata e entusiasta da área desde a infância, Lucas construiu sua trajetória a partir da prática e do estudo contínuo. Iniciou sua formação cursando design, passou por análise de sistemas e sempre conciliou os estudos com o desenvolvimento de projetos autorais.

Ao longo das participações em eventos deste tipo, ele destaca o aprendizado adquirido com a experiência prática.

“Aprendi muito participando de Game Jams. É onde a gente testa ideias, entende processos e evolui de verdade, principalmente no começo”, comenta ele, que projeta aprofundar sua formação por meio do curso de programação de games do Senac.

Criar, errar e aprender juntos

Durante a Game Jam, as equipes passam por etapas de planejamento, criação de ideias, programação, arte, som e testes em um curto espaço de tempo. O resultado é apresentado ao público, mas o processo é o grande protagonista.

Ao integrar a Global Game Jam 2026, o Senac Hub Academy consolida seu papel como espaço de inovação, aprendizagem aplicada e fortalecimento do capital criativo e tecnológico de Mato Grosso do Sul.

Cenário pouco conhecido

O crescimento da comunidade de desenvolvimento de jogos em Mato Grosso do Sul também passa pela atuação conjunta de instituições, eventos e organizações do setor.

“Hoje temos muito mais desenvolvedores em Campo Grande. Isso cresce porque locais como o Senac, e, por exemplo, agora a Associação de Criadores de Jogos de Mato Grosso do Sul articulam essa troca de experiências”, observa Lucas. “Tem estúdios aqui e muita gente ainda não sabe”, acrescenta, ao citar exemplos como o jogo indie Magic Rampage, da Asantee Games, que soma milhões de downloads e reconhecimento internacional.

Gabriel Medeiros, que também integra a Associação, reforça a importância desse movimento coletivo.

“Esses eventos ajudam a dar visibilidade para o mercado local e mostram que é possível desenvolver jogos a partir daqui”.

A final da Global Game Jam é amanhã (31), com a apresentação dos jogos desenvolvidos durante os três dias.

Serviço:
📅 29 a 31 de janeiro | das 8H até às 18h – quando começam a ser apresentados os games.
📍 Local: Senac Hub Academy – Rua Francisco Xavier, 75 – Centro
🎮 O que? Global Game Jam
🤝 Realização: Senac e Sebrae/MS

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *