Neste domingo (12), jornais taiwaneses classificaram a reeleição da presidente Tsai Ing-wen como “avassaladora” em suas edições. Um dia após o pleito, os veículos publicaram reportagens sobre a vitória com fotos de Tsai acenando para apoiadores. Nesta eleição, ela conquistou mais de oito milhões de votos.
Este é o maior número desde que taiwaneses começaram a eleger candidatos à Presidência diretamente. Tsai Ing disputou pelo Partido Democrático Progressista, e prometeu em sua campanha, apoiar políticas contra avanços de Pequim.
Jornais
O diário Liberty Times, de tendência política semelhante à sigla governista de Tsai, afirmou que o Partido Comunista da China saiu como o maior perdedor da disputa. Segundo a publicação, os eleitores taiwaneses disseram um grande “não” para o que descreveu como a pressão autoritária contra a ilha exercida pelo presidente chinês, Xi Jinping, e sua liderança comunista.
O China Times, de ideologia próxima à principal sigla de oposição, o Partido Nacionalista, disse que o temor pelo Partido Comunista superou as diferenças que os eleitores tinham sobre a agremiação de Tsai. A sigla governista também conseguiu manter a maioria na Câmara Alta nas eleições legislativas de ontem.
(Texto: Julisandy Ferreira com informações da Isto É)