Os sites e aplicativos da Americanas S.A. seguem sem funcionamento desde a madrugada do último domingo (20). Há pelo menos 36 horas offline, tanto a Americanas quanto o e-commerce Submarino tiveram suas operações suspensas após um “acesso não autorizado” – isto é, uma invasão “hacker” –, o que gerou uma “suspensão proativa”.
Já nesta segunda-feira (21), um terceiro site e aplicativo da companhia foi afetado: o Shoptime também foi retirado do ar pelo mesmo motivo. Ainda não há previsão sobre retorno de nenhum dos três serviços. Em nota, a empresa diz estar trabalhando em uma solução rápida de normalização.
Enquanto isso, os sites foram atualizados no início desta tarde com um comunicado similar entre os três, esclarecendo que “por questões de segurança” as atividades foram interrompidas. Já os aplicativos da empresa se encontram inoperantes.
Consumidores começaram a relatar instabilidades no site da Americanas a partir do último sábado (19), mas só na madrugada de domingo que de fato o comércio on-line foi suspenso. Posteriormente, voltou a ficar ativo junto com os outros dois, mas por um breve momento – quando a mensagem entrou no lugar da tela inicial e os clientes não puderam mais fazer compras.
O Procon-SP (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo) informou que já notificou a B2W Companhia Digital, empresa responsável pela Americanas S.A., para que preste explicações sobre os problemas ocorridos.
As ações das Americanas despencaram quase 5,5% na bolsa de valores.