Três Barras terá obras para eliminar congestionamento

Três Barras
Foto: Denilson Secreta/Prefeitura de Campo Grande

Para solucionar os problemas de congestionamento na Três Barras, uma das principais avenidas de Campo Grande, a prefeitura publicou um edital de abertura de licitação para obras de reordenamento do trânsito. As obras seriam no trecho da rotatória com a Avenida José Nogueira Vieira e Rua Marquês de Lavradio.

O investimento será em parceria com o Governo do Estado, e está previsto em R$ 1.865.486,33. As empresas participantes do certame terão até o dia 4 de julho às 9h para apresentarem propostas.

O local é um dos principais acessos aos bairros Tiradentes, Parque Dallas, Rita Vieira e Vilas Boas, e tem uma média de 30 mil veículos passando pelo local. O projeto de reordenamento prevê a retirada da rotatória, instalação de 2 conjuntos semafóricos, com 2 porta-focos e ainda a adoção da mão-única na quadra das ruas Domingos Jorge Velho e Miguel Sutil.

Além disso, ainda está prevista a pavimentação de um trecho de 200 metros das Ruas Manoel da Nóbrega (paralela à Três Barras) e de 70 metros da Miguel Sutil (transversal à Três Barras).

Ao remover a rotatória e construir canteiros onde serão instalados semáforos, o estreitamento da avenida irá acabar no trecho que passará a ter duas pistas de rolamento. Atualmente, a preferência é de quem está fazendo a rotatória, o que ocasiona em filas de veículos que vão em direção à região do Bairro Rita Vieira, ou dos que vão para a região do Bairro Tiradentes, pela Rua José Nogueira Vieira.

Com a mudança, é esperado que o tráfego fique mais fluído, e que reduza o tempo de deslocamento. O condutor que vier do bairro conseguirá seguir em frente pela Três Barras ou ainda entrar na José Nogueira Vieira, com tráfego regulado por semáforo. Atualmente, para ir ao centro, o motorista precisa entrar na José Nogueira, passar pela Rua Final, entrar na Marquês de Lavradio, e então voltar à Três Barras, depois da rotatória.

Outra alteração será para quem vem do Bairro Vilas Boas pela Rua Domingos Jorge Velho, que passará a ser mão única (descendo) na última quadra. O condutor não poderá entrar na Avenida Três Barras, após as obras terá de entrar à direita na Manoel da Nóbrega e depois à esquerda na Miguel Sutil, que também será mão única, em direção à Três Barras, onde terá um semáforo.

O recapeamento da avenida, desde a Rua Conselheiro Furtado até a rotatória com a Avenida Gabriel Del Pino, também está programado.

Quarta intervenção

Esse será o quarto reordenamento no trânsito de rotatórias desde 2017. Em locais como Nelly Martins com Mato Grosso, Gury Marques/Interlagos e Joaquim Murtinho/Ceará, a solução para os congestionamentos foi instalar semáforos para regular o fluxo. Em uma média diária, mais de 110 mil veículos circulam nestas rotatórias.

As intervenções no trevo Imbirussu, nas avenidas Bandeirantes, Marechal Deodoro e Manoel da Costa Lima, já estão em andamento. Ainda está no planejamento, o reordenamento do trânsito das rotatórias das avenidas Tamandaré com Euler de Azevedo, além da semaforização da Rui Barbosa, 14 de Julho e Avenida Rachid Neder.

Com informações da Prefeitura de Campo Grande.

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *