O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta terça-feira (4) a nova edição do site “Nomes no Brasil”, plataforma que permite consultar os nomes e sobrenomes mais comuns no país. Em Mato Grosso do Sul, os clássicos “José” e “Maria” seguem no topo do ranking e continuam como os preferidos da população.
A atualização traz dados detalhados do Censo Demográfico de 2022 e inclui ferramentas interativas para pesquisa por região, década e até comparação com outros países. Pela primeira vez, além dos nomes próprios, é possível consultar também os sobrenomes mais frequentes.
Os 10 nomes mais populares em MS
Femininos
1º Maria
2º Ana
3º Julia
4º Fernanda
5º Adriana
6º Juliana
7º Amanda
8º Marcia
9º Alice
10º Jessica
Masculinos
1º José
2º João
3º Luiz
4º Pedro
5º Antonio
6º Lucas
7º Paulo
8º Carlos
9º Gabriel
10º Marcos
Sobrenomes mais comuns no Estado
1º Silva
2º Santos
3º Oliveira
4º Souza
5º Pereira
6º Ferreira
7º Rodrigues
8º Alves
9º Lima
10º Gomes
Além dos rankings por Estado, o site permite visualizar a evolução histórica dos nomes, identificar modismos e comparar tendências entre regiões. Uma das novidades é o mapa-múndi que mostra onde determinados nomes também são populares fora do Brasil.
Segundo o IBGE, os dados contemplam todas as 27 unidades da Federação e mais de 5,5 mil municípios, totalizando 203 milhões de moradores registrados até 1º de agosto de 2022.
A lista completa pode ser consultada no site do projeto Nomes no Brasil, disponível no portal do IBGE.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram