Cinco novos medicamentos e uma associação medicamentosa, quando dois ou mais remédios são prescritos em conjunto, foram incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS), nesta terça-feira (24), para o tratamento de quatro doenças: hidradenite supurativa (HS), colangite biliar primária (CBP), fenilcetonúria e uveíte não infecciosa.
Além disso, três delas passam a contar com o tratamento definido em Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT), garantindo o cuidado com tratamento específico aos pacientes acometidos pelas doenças.
Os documentos definem critérios para diagnóstico, controle e tratamento da HS, da CBP e da fenilcetonúria. A uvéite não infecciosa teve seu protocolo de tratamento atualizado devido à incorporação do medicamento adalimumabe.
Os protocolos clínicos são importantes porque definem a linha de cuidado de uma doença ou agravo que deve ser seguida pelos profissionais de saúde para tratar os pacientes. Esses critérios devem ser seguidos pelos gestores locais. Os documentos são baseados em evidências científicas e consideram eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade das tecnologias recomendadas. (Renata Fontoura com assessoria)