A Santa Casa de Campo Grande informou nesta quinta-feira (6) que está suspendendo temporariamente os atendimentos aos bebês recém-nascidos em função da superlotação na unidade obstétrica. O hospital afirmou que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) já foi notificada para regular pacientes para outros locais.
Conforme a Santa Casa, a situação se refere aos bebês recém-nascidos que aguardam vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal. Existem 33 leitos ativos na enfermaria e todos estão ocupados para tratamento ginecológico, gestantes, puérperas e isolamento respiratório, que é influenza.
Nesta manhã, o centro obstétrico está com as duas salas de cirurgias ocupadas e mais cinco de pré-parto e pós-parto que estão indisponíveis porque foram adaptadas para atender seis pacientes que esperam por vaga na UTI Neonatal. Não há previsão de liberação até o momento.
“A Santa Casa de Campo Grande informa que, em decorrência da superlotação no Centro Obstétrico, a instituição através de protocolos éticos está com dificuldade em atender pacientes gestantes, e já notificou às autoridades em saúde pública para que a regulação municipal (Sesau), direcione esses casos para outros serviços sempre que possível, para que não haja risco de desassistência. A situação se refere aos pacientes recém-nascidos que aguardam por vaga na UTI Neonatal”, informou por nota.