A obrigatoriedade do uso de máscara em espaços abertos e fechados na Capital completou um mês no dia 19. Apesar da data do decreto, a possibilidade de multas só passou a valer a partir do dia 1º de julho, mas, até o momento, nenhuma multa foi aplicada. De acordo com o Código Sanitário do município, as multas podem variar de R$ 100 a R$ 15 mil.
Isso porque, segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Veruska Lahdo, a população está se adaptando bem à medida.
“Em relação ao comportamento da população, temos percebido cada vez mais a conscientização em relação ao uso da máscara. Por esta razão, não multamos ninguém que estivesse sem a proteção, autuamos somente alguns estabelecimentos”, disse.
Lahdo pontuou que este é um sinal positivo da população no que se refere às medidas preconizadas pelo município. “A compreensão da população sinaliza um ponto positivo em relação a medida de prevenção que a Sesau vem instituindo. As abordagens feitas pela fiscalização da Vigilância Sanitária tem sido somente de orientação e de prevenção [sem punições]”, frisou.
(Texto: Mariana Moreira/Publicado por João Fernandes)