A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) vai realizar amanhã (15), às 18 horas, um fórum com hospitais públicos e privados, com a sociedade de infectologia e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), para discutir o tratamento de pessoas que estejam com coronavírus (covid-19) no âmbito da emergência e internação.
As entidades que participarão do Fórum deverão acessar esse link, para realizar a inscrição, recebendo em seguida o link, ID e senha que deverão utilizar para acessar a sala de reuniões, que acontecerá através da plataforma Zoom.
Durante o fórum, será debatido sobre as melhores medidas e quais os próximos passos que devem ser tomados no tratamento de pacientes com o vírus que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e em leitos clínicos.
“Assim, todas as unidades de saúde, sejam públicas ou privadas, estarão conversando na mesma língua, seguindo os mesmos protocolos no tratamento desses pacientes. Através desse fórum, iremos trocar experiências e definiremos quais são os fluxos a serem seguidos”, explica o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.
Dentre as medidas tomadas pela Prefeitura, a primeira delas foi o isolamento social, que fechou escolas municipais desde o dia 18 de março.
Além disso, a Sesau, com apoio da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), também montou um polo de atendimento exclusivo para pacientes sintomáticos respiratórios, tomando isso como medida de precaução para que as pessoas que procuram atendimento médico por motivos diversos não sejam contaminadas por aqueles que estão com a covid-19 e também aguardam passar pelo médico.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)