O prefeito Marquinhos Trad e o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, estiveram ontem (3) no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, para acompanhar o primeiro dia de funcionamento do drive-thru montado no local, que tem como objetivo vacinar contra a COVID-19 principalmente idosos.
A estrutura, com capacidade para atender até 800 pessoas por dia, vira um contraste com a preocupação de José Mauro, que lamenta a falta de informações sobre a quantidade de doses a receber, o que, segundo ele, prejudica o planejamento feito pelo poder municipal.
Desde que iniciou a vacinação de idosos que não estão em instituições de cuidados, no início desta semana, a prefeitura já mudou o seu cronograma algumas vezes. Ontem, Mauro anunciou a chegada de um novo lote da CoronaVac no sábado (6). Sem número exato da quantidade, adiantou que as doses servirão como segunda etapa para aqueles que foram imunizados com o primeiro lote que chegou na cidade, em 19 de janeiro.
A falta de informações sobre quantas doses chegarão, contudo, é o que preocupa Mauro. Segundo o mandatário da Saúde municipal, é isso que dificulta estabelecer um cronograma de vacinação.
“Eu fico sabendo quando chegam as vacinas e não quanto chegam. Acho que isso é previsível, a gente poderia ter esse tipo de informação”, resumiu. “Há uma expectativa. A população fica com uma certa ansiedade, é um problema, nós precisamos ter uma logística, preciso saber quantos funcionários vou colocar em cada unidade, tenho que ter essa organização de logística, RH (recursos humanos), insumos, para dar agilidade a esse processo. Nos prejudica bastante.”
Prejudica e causa confusão. A prefeitura revela seus planos, como o de levar o imunizante contra o coronavírus a 55 postos de saúde. Estrutura existe, mas falta a vacina. Por isso, por enquanto, continuará nas 18 unidades. Há também planos de levar o drive-thru a outras estruturas, como o ginásio Guanandizão, no bairro Amambaí, e até de ampliar os horários de atendimento. Mas, óbvio, sem as vacinas, as falas do secretário viram promessas.
Apesar dos problemas, a prefeitura faz uma expectativa de imunizar 23 mil pessoas até o fim desta semana, na conta que envolve o drive-thru do Ayrton Senna e quase 4 mil idosos acamados que estão sendo imunizados em casa. A expectativa da prefeitura é de vacinar todas as pessoas com mais de 80 anos até o próximo dia 13, além de atender toda a demanda de profissionais da saúde.
Texto: Rafael Ribeiro