Sem aulas presenciais, kits escolares vão ficar “parados” até julho

Não há previsão de quando o ensino híbrido será implantado na Reme

Com a suspensão das aulas presenciais na Reme (Rede Municipal de Ensino) até 1º de julho, de acordo com publicação no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) de ontem (4), os kits de material escolar poderão ser entregues apenas no segundo semestre de 2021, se houver ensino híbrido. Conforme a Semed (Secretaria Municipal de Educação), a medida é para evitar a disseminação do coronavírus.

De acordo com a titular da pasta, Elza Fernandes, o município dispõe de mais de 105 mil kits escolares para entregar na rede de ensino. Compõem os kits: lápis, tesoura, cola, lápis de cor, giz de cera, massinha de modelar, agenda, cadernos diversos, régua, cola colorida, apontador, borracha, tinta guache com variações de acordo com o ano escolar. Cada aluno vai receber um kit de uniforme.

“Todos os itens serão entregues quando houver o retorno presencial/híbrido das aulas”, destacou. No entanto, conforme a própria pasta, não há previsão para o início da modalidade híbrida, que contempla aula presencial. “O sistema híbrido é uma alternativa e será implantando assim que possível”, completou Fernandes.

Em nota, a secretaria afirmou que os kits e uniformes já estão preparados e que, por ora, apenas os cadernos de atividades serão entregues aos estudantes. Isso deve ocorrer de acordo com a programação de cada escola por meio de agendamento com os pais ou responsáveis pelas crianças.

Nesses cadernos, as atividades são compostas de textos-base, enunciados, quatro alternativas de múltipla escolha e resposta única. Além dos cadernos impressos, os alunos continuam a ter acesso às aulas por meio da TV Reme (canal 4.2 da TV, e YouTube), Rádio Reme (aplicativo) e outros meios utilizados por professores e pelas unidades escolares (aplicativos de conversa com vídeos e áudios).

Haverá ainda a inclusão de cadernos de atividades diagnósticas para direcionar as ações da secretaria. A aplicação será de 8 a 12 de fevereiro.O processo de matrícula ainda está em andamento na Reme que atende mais de 108 mil alunos em 98 escolas de Ensino Fundamental, além de 104 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil). O ano letivo na rede municipal de ensino da Capital começa na próxima segunda-feira (8), totalmente a distância.

Compra dos kits escolares

Em novembro, a Prefeitura de Campo Grande publicou em Diário Oficial que ia investir R$ 2,4 milhões para a compra dos itens e uniformes do material escolar. Para isso, foram firmados três contratos para a compra dos produtos. Os materiais adquiridos chegaram a Campo Grande no dia 8 de janeiro.

Texto: Mariana Moreira com colaboração de Raiane Carneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *