Saiba quais unidades possuem imunizantes contra gripe e Covid-19 nesta quarta-feira

vacina contra a dengue
Foto: Assecom

Nesta quarta-feira (29) todas as unidades de saúde da Capital oferecem o imunizante que protege contra três tipos de vírus causadores da Influenza, e mais de 45 pontos também estão disponíveis para a vacinação contra a Covid-19. As doses dos imunizantes estão disponíveis para toda a população elegível .

Para quem tem cinco anos ou mais e não recebeu nenhuma dose da vacina contra a Covid-19, pode buscar os pontos de vacinação para iniciar o esquema de imunização. Pessoas deste grupo que já tomaram a primeira dose e concluíram o intervalo estipulado pelo fabricante do imunizantes, está apta para receber a segunda dose.

Adolescentes de 12 a 17 anos ou pessoas com 18 anos ou mais que concluíram o esquema primário há pelo menos quatro meses poderá receber o primeiro reforço do imunizante. A exceção são pessoas com 18 anos ou mais que possuam algum imunocomprometimento. 

Já para receber a quarta dose, é necessário fazer parte de um dos seguintes grupos: Pessoas com 40 anos ou mais, trabalhadores da saúde ou pessoas com 18 anos ou mais que possuam algum imunocomprometimento grave. O intervalo é o mesmo.

Vacina contra Gripe 

A vacina contra Influenza, que protege contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B, está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. 

Ela pode ser aplicada em todas as unidades de saúde da cidade, obedecendo os horários de funcionamento das salas que ministram as doses, normalmente entre 7h30 e 11h e das 13h às 16h45. Em unidades que há horário estendido, a sala de vacina também tem o atendimento ampliado. 

O secretário municipal de saúde lamenta a baixa cobertura vacinal da Capital. “Somente neste ano tivemos 37 óbitos por Influenza, e uma cobertura dessa é extremamente preocupante, porque a vacina protege justamente contra os vírus que estão circulando e quanto menos pessoas protegidas, maiores os riscos de desenvolverem formas graves da doença”, diz. 

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *