Em 2019, para regularizar e reordenar o serviço público de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, o Governo Estadual iniciou a elaboração do Plano Diretor, etapa essencial para garantir a licitação das linhas. Um acordo entre instituições estaduais ligadas ao serviço e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul definiu que até outubro de 2022 o processo deve estar consolidado e as práticas já devem vigorar no período que precede a licitação.
O Plano Diretor de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros é uma ação inédita do Governo para modernizar o sistema, que atende em cada ano aproximadamente 3,5 milhões de passageiros. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Infraestrutura e Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos).
O sistema existente é o mesmo herdado da época da criação do Estado. Em mais de 40 anos, a operação das linhas não foi descontinuada, para não interromper a oferta do serviço e o atendimento ao usuário, mas será a primeira vez que será realizado um processo licitatório.
As primeiras atividades da construção do Plano Diretor estão em andamento e conta com um detalhado levantamento de dados para traçar o retrato qualificado do que é o sistema atual. Pesquisas com passageiros, contagem de embarques e checagem da movimentação em todas as regiões ajudam a formar a base que será estabelecida para o novo modelo.
(Texto: Julisandy Ferreira com assessoria)