Em operação denominada “Fila Zero”, a equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) esteve em Nova Andradina para averiguar a veracidade de denúncias e verificar o cumprimento da lei que prevê que as instituições bancárias têm que garantir atendimento ao cliente no máximo em 15 minutos.
Em diligência realizada no Banco do Brasil ficaram constatadas as denúncias uma vez que, apesar de não se tratar de período crítico como época de pagamento de servidores, vencimento de boletos em geral ou ser data posterior a feriado prolongado, a espera em fila chegava, em média, a 30 minutos. Outras irregularidades também foram registradas.
Em função das diversas irregularidades constatadas foi expedido auto de infração pela equipe do Procon Estadual, tendo os responsáveis pela instituição financeira notificados, recebido prazo para apresentar justificativas e defesa.
Ressalta-se que esta agência é reincidente, tendo sido autuada em novembro do ano passado pelos mesmos motivos.
Todo consumidor que se sentir prejudicado em função de atendimento em desacordo com a legislação, deve formalizar denúncia para que o órgão de defesa possa agir inibindo qualquer prática abusiva. O Procon é órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast). (Texto: Jean Celso com assessoria)