Diante prejuízos comprovados por consumidores que reclamaram na sede do Procon/MS (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), uma equipe de fiscalização do Procon Estadual realizou uma vistoria na empresa Cedaspy, onde confirmou irregularidades relatadas.
A empresa oferecia cursos que, na propaganda, seriam gratuitos mas que ao serem estimulados por ligações de telemarketing, as pessoas encontravam realidade completamente diferente, sendo obrigadas a pagar taxa de matrícula e parcelas mensais.
De acordo com denúncias de consumidores, na tentativa de convencer as pessoas a se inscreverem nos “cursos profissionalizantes” os responsáveis pela “organização de ensino com futuro profissional”, como se auto intitulam, promovem ameaças e coação quando a pessoa se recusa a aceitar suas ofertas.
A empresa utiliza como slogan a frase “Nosso objetivo é fazer com que você conquiste uma vaga de trabalho de maneira rápida e fácil”, entretanto o que ocorre na realidade é completamente diferente do que tenta fazer entender na sua publicidade. Não há perspectiva de vagas e os cursos, todos pagos com valores pouco acessíveis, são essencialmente ligados à conhecimentos de informática.
A empresa também já foi alvo de autuação em fevereiro de 2019, infração pela qual foi multada em 300 Uferms, o que equivale, hoje, a R$ 8.796,00.
Durante a diligência pessoa responsável pela empresa apresentou um roteiro padrão utilizado pelas operadoras de telemarketing e, ao ser constatada a gravidade do conteúdo, se negou a entregar um exemplar à fiscalização. Diante disso, foi solicitada presença de integrante da Delegacia do Consumidor (Decon/MS) e, só aí, o documento foi entregue possibilitando a continuidade dos trabalhos de fiscalização. (João Fernandes com assessoria)