O último fim de semana do Verão será marcado por muito calor no Centro-Oeste do Brasil. No Mato Grosso do Sul, a presença de uma massa de ar seco e quente inibe a formação de nuvens de chuva. Por isso, o sol brilha forte, faz bastante calor com temperaturas elevadas no período da tarde.
As temperaturas ficam entre 18°C e 40°C neste dia, sendo a região pantaneira a que deve registrar as temperaturas mais altas. O tempo também segue firme na Capital, com condições climáticas de tempo parcialmente nublado e com possibilidade de chuva em áreas isoladas à tarde. A máxima em Campo Grande é de 36ºC.
Segundo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia, o clima continua seco em todo Estado, especialmente na região sudeste conforme o instituto. Os índices de umidade do ar ficam entre 95% e 25%. A Defesa Civil recomenda ingerir bastante líquido, evitar a exposição e a prática de exercícios físicos em horários com muito sol.
Final de semana
O ar quente e seco atua sobre a maioria das áreas do Mato Grosso do Sul, durante o sábado. Por isso, não há expectativa de chuva para Ponta Porã, Campo Grande e Corumbá. Nestas localidades, a temperatura fica alta e nas horas mais quentes do dia a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%.
No extremo norte de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e em Goiás e no Distrito Federal pode acontecer algumas pancadas de chuva isoladas no período da tarde e noite. Em áreas próximas do Tocantins já pode chover de manhã.
No domingo, o sul do Mato Grosso do Sul, continua com o tempo firme, com muito sol e sem chuva. No noroeste do Mato Grosso, o tempo fica instável com muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da Região, o sol aparece, faz calor e a partir da tarde há condições para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade com trovoadas e rajadas de vento. No oeste de Goiás, já podem ocorrer as primeiras pancadas de chuva já pela manhã.
(Texto: João Fernandes com Climatempo)