A partir desta segunda-feira (6), o transporte coletivo de Campo Grande terá a frota ampliada de 33 para 250 ônibus, com circulação entre 5h e 21h30, para atender o aumento de fluxo de usuários com abertura do comércio varejista e do segmento de prestação de serviço, além das repartições públicas municipais.
Como a orientação é que seja adotado o sistema de rodizio de funcionários os técnicos da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) acreditam, que o serviço funcionará de modo aos usuários manterem o distanciamento necessário, indispensável para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Todos os usuários terão de viajar sentados e caso, alguém entre nos veículos insista em fazer o percurso de pé, o motorista será orientado a não retomar o trajeto enquanto o passageiro não desembarcar e esperar o próximo ônibus.
Mesmo nos terminais, o embarque será pela porta frente, passagem pela roleta, mas sem que haja o desconto de um crédito adicional do passe.
Basicamente os ônibus circularão conforme o itinerário do corujão. Sairão dos bairros até a Praça Ary Coelho onde será feita a integração para os ônibus que atendem os trabalhadores dos maiores hospitais da cidade (Santa Casa, Cassems, Unimed, Regional).
As regras de biossegurança, previstas na resolução 39 da Secretaria Municipal Meio Ambiente e Gestão Urbana recomendam que os usuários utilizem máscaras, preferencialmente de tecido ou tnt (tecido não tecido), mesmo para pessoas que não apresentem sintomas respiratórios. Devem seguir as boas práticas de uso, remoção e descarte, assim como higienizar adequadamente as mãos antes e após a remoção.
O fluxo de passageiros nessas linhas será monitorado constantemente, determinando-se o aumento do número de ônibus, se necessário. Os usuários poderão consultar horários e itinerários no site.
(Texto: João Fernandes com assessoria)