O povo terena da Terra Indígena Taunay-Ipegue, em Aquidauana, amanheceu nesta quinta-feira (2) com sentimento de conquista em relação às lutas por melhorias na comunidade. Isso porque o Governo do Estado autorizou, nesta manhã, a obra de pavimentação da MS-442, no trecho que liga as aldeias do Distrito de Taunay à BR-262. A obra é reivindicada há cerca de 40 anos pelos indígenas.
Orçada em R$ 13,9 milhões, a pavimentação dos 11 quilômetros da MS-442 vai beneficiar cerca de sete mil habitantes da região, que sofrem há anos com a lama nos períodos de chuva e a poeira densa na estiagem.
“Dia importante para nosso povo. A história e memória de nossos anciãos nos fazem lembrar dos pioneiros que lutaram para a realização dessa conquista. A obra vai garantir que nosso povo tenha mais dignidade. O asfalto vai permitir segurança e rapidez de acesso; melhoria no atendimento de serviço de saúde; e servir de incentivo para aumento da nossa produção”, destacou o Cacique Julison Farias, da Aldeia Água Branca.
O prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, destacou a manutenção dos investimentos “em tempos de pandemia e de crise financeira para municípios e estados”. “Nossa cidade recebe a realização de uma obra de tamanha relevância em infraestrutura. A pavimentação levará o desenvolvimento à Taunay e suas aldeias. A Prefeitura de Aquidauana em nome da população agradece o Governo do Estado por mais esse investimento, que beneficiará diretamente a população”, ressaltou Odilon Ribeiro.
(Texto: João Fernandes com assessoria)