O TJMS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul) realizou ontem (4), a comemoração dos 40 anos do Poder Judiciário do Estado. A celebração contou ainda com a outorga da Comenda Colar do Mérito Judiciário 2019 e diversas homenagens a nomes de prestígio no Estado. Entre os homenageados estava o diretor do Jornal O Estado MS, Jaime Vallér.
O subsecretário de Estado, Pedro Chaves, discursou representando os homenageados da noite. “Eu tenho muito carinho e respeito pela Justiça, sei do papel que ela cumpre ao lado dos outros poderes para garantir a paz social, a democracia e o direito de todos e de cada um”, afirma. “Sabemos que há ampla aliança entre Justiça e progresso”.
O desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente do Tribunal, falou sobre a eficiência com que o TJMS executa seus processo. “Os números comprovam que terminamos essas quatro décadas com a certeza do dever cumprido. Distribuindo sempre a Justiça com uma prestação jurisdicional eficiente. Esperamos que o caminho trilhado inspire e que os próximos anos seja de crescimento”, disse.
Os primeiros a receber a Comanda Comemorativa dos 40 anos foram os integrantes do Tribunal Pleno e alguns desembargadores aposentados. Depois, as comemorações se estenderam a servidores e magistrados da Capital e do interior. Os servidores estão entre os mais antigos de cada circunscrição e os juízes foram selecionados em razão do número de sentenças proferidas, do maior número de audiências realizadas e maior percentual de acervo baixado.
A seguir foi a vez dos representantes de instituições como o Ministério Público, Defensoria Pública, polícias Civil, Militar, federal, rodoviária federal, Aeronáutica, Exército, empresários, entre outros. Destaque-se que, além da Comenda Comemorativa dos 40 anos, será entregue o Colar do Mérito Judiciário, a mais alta homenagem outorgada a pessoas que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica ou ao Poder Judiciário e, desde sua instituição em 1997, foi entregue a ministros, desembargadores, procuradores e pessoas que colaboraram de forma expressiva com a Justiça.
Houve ainda na festa dos 40 anos um momento de agradecimento aos parceiros do Pacijus – pessoas e empresas que contribuíram para a mais abrangente ação social realizada pelo Tribunal de Justiça. Neste agradecimento, o diretor do jornal O Estado MS, Jaime Vallér, recebeu a comenda como um dos parceiros nesse projeto. E, para marcar a data formalmente, haverá a obliteração do Selo Comemorativo aos 40 Anos do Poder Judiciário, em parceria com os Correios.
Todas as crianças assistidas pelo Pacijus são de Unidades de Acolhimento ou de comunidades muito carentes e, com a doação, terão uma surpresa no Natal. Assim também acontecem como os idosos, que vivem em instituições de convivência que pedem camisa, bermudas e calças. (Danilo Galvão Com Raiane Carneiro)