O novo modelo da plataforma digital do governo federal gov.br contabiliza mais de 84 milhões de utilização, o equivalente a 62% dos usuários de internet no País. A plataforma integra, em um único cadastro, acessos para o Meu INSS, carteira de trabalho digital, carteira digital de trânsito, entre outros serviços. Dessa forma o número é mais de 40 vezes o registrado no início de 2019, quando apenas 2 milhões utilizavam a ferramenta.
Em suma o cálculo da economia para a população leva em conta, por exemplo, a dispensa de uma visita presencial ao INSS, que demandaria gasto com transporte e uma possível espera (sem que a pessoa possa fazer outra atividade produtiva nesse tempo). “Ficou claro que governo digital será uma pauta de qualquer governo. É inevitável. Fica inviável ter um governo que não tenha ao menos disponibilização de canais digitais”, afirma.
Críticas
A plataforma disponibiliza um departamento de sugestões de aprimoramento no sistema, até o agora já foi realizado 1 mil intervenções por meio de entrevistas e contato direto com usuários dos serviços digitais. Conforme o secretário, Ciro Avelino, todas as críticas de usuários estão sendo levadas em consideração.
(Com informações: Notícia ao minuto)