Em apenas uma semana de operação, a “Matrícula On-line”, nova plataforma do sistema de matrícula da Rede Municipal de Ensino (Reme), desenvolvida pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), proporcionou a redução de 75% nos atendimentos presenciais em relação ao mesmo período do ano passado, o que corresponde a 6.802 solicitações feitas via web.
Ao todo, nesta primeira semana, foram realizados apenas 2.328 atendimentos presenciais na Semed, o que evitou filas dos pais que perderam os prazos da matrícula. Apenas nos dois primeiros dias de implantação os atendimentos virtuais cresceram 107%. O aumento no número de operações via web, segundo a chefe da Central de Matrículas, Adriana Cedrão é devido a facilidade de acesso ao novo sistema web, que está muito mais completo e intuitivo, agilizando as solicitações.
Para a coordenadora de sistemas da Agetec, Kelly de Moura responsável pelo projeto ‘Matrícula On-line’, o desafio foi o de sistematizar o processo das matrículas, que era 100% presencial e extensivo, pois demandava, entre outras funções, o deslocamento dos pais na Central de Matrículas e escolas com longas filas de espera. Um processo totalmente manual e desgastante para pais e servidores municipais.
Para os pais que tiverem dúvidas e desejarem buscar atendimento na Semed, os mais de 50 técnicos da Central de Matrículas, além dos técnicos da Agetec permanecerão no Centro de Formação da Semed até o dia 31 de janeiro auxiliando a população por meio dos quatro totens instalados na recepção e dos 55 computadores destinados a solicitação de vagas, transferências de alunos de unidades e demais consultas referentes ao processo de matrículas.
(Texto: Lyanny Yrigoyen com assessoria CGNotícias)