Olimpíada Brasileira de Sustentabilidade abre inscrições para estudantes

Primary school children and teacher using laptop in classroom. Happy junior students and tutor wearing medical face masks coding video game. Computer lab, technology, basic programming, STEM education
Foto: Divulgação/Agência Educa Mais Brasil

Competição é realizada em duas etapas

Voltada para estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, a primeira edição da Restaura Natura – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas está com inscrições abertas. Interessados podem se candidatar pelo site restauranatureza.org.br.

A olimpíada é uma iniciativa educativa que visa promover a cultura e a vivência de restauração a partir da comunidade escolar. Por isso, vai abordar temas atuais que estão conectados com o currículo das escolas como a restauração de ecossistemas terrestres e marinhos, regeneração natural, combate à degradação da natureza e crise climática.

Os participantes vão enfrentar duas etapas: a primeira é individual, realizada de forma on-line, sendo composta por desafios que fazem o estudante testar o que sabe sobre o tema, acumulando pontos para a fase final. Nessa fase, os estudantes terão acesso a nove temas formativos, todos importantes para a restauração de ecossistemas, além de 20 planos de ação para se inspirar; e na segunda etapa os inscritos terão dois meses para desenvolver uma atividade prática em grupo e com a ajuda de um professor responsável. Essa etapa pode envolver uso de tecnologia, plantio, campanhas de engajamento ou demais atividades que estejam alinhadas com o tema.

“A Restaura Natureza reconhece a complexidade de cada território e ambiente do Brasil. Aprendemos coletivamente com vários parceiras e parceiros que precisamos agir acolhendo a diversidade e fortalecendo as soluções locais. Em cada lugar, em cada cidadã e cidadão, uma ideia pode nascer diferente. Por isso o projeto começa agora, mas espera ampliar parcerias e identificar complementariedades com outras iniciativas, organizações, coletivos e atores da sociedade”, explica Gabriela Yamaguchi, do WWF-Brasil, organização que atua para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza.

(Agência Educa Mais Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *