Com licitação prevista para ser aberta no próximo mês, as obras de acesso ao bairro das Moreninhas pela Avenida Guaicurus devem começar no início do ano que vem e têm previsão de entrega para junho de 2022.
Atualmente, para chegar às Moreninhas existem poucas opções, sendo pela Avenida Guaicurus ou pela Avenida Gury Marques e também por meio do minianel. A obra de acesso prevista para começar em janeiro de 2021 vai facilitar e melhorar o trânsito não só para os 70 mil moradores da região das moreninhas, como para a população de bairros vizinhos.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, o projeto, que faz parte do pacote de obras que o governo do Estado lançou em março deste ano em parceria com a prefeitura, será apresentado no próximo mês com a abertura da licitação. “Ficou de responsabilidade do município apresentar o projeto para o governo licitar”, disse.
Conforme o secretário, os valores ainda não foram definidos, mas a estimativa é de R$ 2,5 milhões e devem ser apresentados na licitação. Segundo Rudi, a prioridade é iniciar o mais rápido possível para que a entrega seja feita em 18 meses. “Temos a estimativa que a obra fique pronta em 18 meses, começando no início do ano que vem. Queremos a cidade de cara nova, com a obra concluída contemplando a população”, acrescentou.
Projeto de acesso
A construção do novo acesso se dá a partir do prolongamento da Avenida Rita Vieira de Andrade até a Avenida Guaicurus, onde uma nova via será criada, com aproximadamente mais 2,5 km. A duplicação começa no ponto onde uma das pistas da Rita Vieira termina, na altura da Rua Martine de Moraes, e vai até a Avenida Guaicurus. A partir daí, a construção vai contar com uma ponte sobre o Córrego Lageado. A estimativa é de que a nova avenida tenha aproximadamente 2,5 quilômetros.
(Dayane Medina)